sexta-feira, 27 de março de 2009

Hej Hej

Desde o último post as novidades são muitas - andamos numa vida muito activa!!

Por isso, voltando atrás nos dias vamos lá às experiências que merecem ser partilhadas.

Fomos à primeira cidade grande aqui do norte da Suécia: Luleå. Não visitámos nada em particular porque o tempo não foi muito (havemos de voltar), mas deu para dar uma volta, fazer umas compras e experimentar a versão sueca do Mac Donalds: o Max.

A nossa casa deixou de ser "uma casa portuguesa.." para começar a tornar-se europeia: no dia 14 chegou a Jija, a nossa colega de casa checa e também a nossa "guia" daqui para a frente (veio fazer sve).

O transporte próprio começou a estar mais facilitado com a chegada da Jija (que pode conduzir uma carrinha da Ideum) por isso aumentámos o n.º de experiências nórdicas: fomos fazer ski a Vitjåkk (cerca de 10 minutos de carro de Arvidsjaur). Para algumas de nós foi a primeira vez (com alguns tralhos e muita dificuldade de voltar a ficar de pé), para outras foi como andar de bicicleta - nunca se esquece, e para outras foi outro tipo de novidade: snowboard (kom igen Wilton!!!).
Uma das partes mais divertidas foi a chegada, porque a carrinha começou a derrapar no gelo numa subida e criámos filas de trânsito na estrada... valeu-nos a simpatia sueca, e um sr. que nos veio ajudar e literalmente guiou a carrinha até ao topo.
Terminámos este dia com um lanchinho, confortávelmente sentadas num buraco na neve (que os suecos costumam cavar para descansar, conviver, etc. quando passam o dia ao ar livre) - na realidade protege realmente do frio!

Quando recebemos o nosso segundo "ordenado" fomos celebrar o 1º mês em Arvidsjaur com um almoço sueco! Era buffet e comemos até não poder mais, principalmente na parte final com umas panquecas-crepes fantásticas!!

No dia 20 terminámos o curso de sueco (aquele que estava previsto no programa) com a nossa professora italiana, e nessa mesma noite fizemos um jantar português, com direito a bacalhau (à brás e com natas), queijos, chouriço assado no "porquinho" (obrigada aos portugueses que deixaram cá um no ano passado), arroz doce, vinhos portugueses, vinho do porto... E bem à portuguesa, comemos até não poder mais e mesmo assim sobrou comida que deu para nos alimentarmos o resto do fim-de-semana!

Uma pequena curiosidade: no dia 25 na Suécia é o Våffledagen - traduzindo, Dia de Waffles. Nham nham.. até no supermercado deram waffles à borla!

Continuámos as experiência tipicas do norte e fomos praticar tiro ao alvo, com pressões de ar!!

Quanto a outras novidades, os estágios começaram a esta semana - para quase todas: a Inês (Silva) começa para a semana. A Luisa e a Wilton estão em dois fritids - tempos livres das escolas, a Carmo e o Vitor estão na Ideum com refugiados, e a Inês está com adolescentes na Câmara e numa associação, num projecto de formação.

Isto significa que o sueco começou a fazer efectivamente parte das nossas vidas, o que tem sido bom, mas muito muito cansativo!!

Porque na Ideum qualquer coisa que pedimos a resposta do nosso super tutor é "maybe, it is possible, lets try", alguns de nós vão continuar a estudar sueco, mas desta vez em turmas para refugiados e imigrantes.

E por fim o nosso palácio está quase com a lotação esgotada: hoje chegou um grupo de alemães, três rapazes e duas raparigas. São mais novos (estão numa escola profissional) e vêm para ficar um mês a fazer um estágio curricular.

Carmo
Wilton
Luisa
Inês
(a luisa e a inês estavam preguiçosas a escrever este post)

Um comentário:

  1. o que posso dizer um dos sete pecados INVEJAAAAA lol ainda bem q se estão a divirtir nós aqui contamos ao pessoal daqui q voces andam ai nas sete quintas e les nem acreditam lol andamos nós aqui a amealharmos todos os tostões lol e a não comermos p viagarmos e voces correm tudo e ski e piscina lol e comidinhas ahahah

    Isto aqui tb está mto mais fixe cada vez melhor lol o cansaço é muito parar em casa é mentira lollol e depois estou aqui a morrer doente lolol só me heide curar em Portugal ihih jokinhas divirtam-se que nos aqui fazemos o mesmo ...

    ResponderExcluir